sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sociedade da informação: o mito da democracia.


O texto Sociedade da informação: democratizar o que ? ( Nelson Pretto e Maria Helena Bonilla), traz uma visão muito clara sobre a sociedade da informação e a democracia inexistente na sociedade em que estamos inseridos. Percebemos a todo momento discursos positivos sobre a informação para todos, autonomia, cidadania, mas relamente isso acontece na prática? A sociedade se sustenta no discurso democrático , que não passa de um grande mito.
As instâncias administrativas tem investido cada vez mais em cursos rápidos, baratos e de péssima qualidade, como forma de camuflar a negação do acesso a informação aos pobres. Como sobreviver em um sistema praticamente movido pelas tecnologias, se a maioria da população sobrevive em condições sociais deploráveis e a margem desse processo e enquanto o governo se preocupa simplismente com os problemas econômicos que afetam e incomodam as elites detentora do poder e do controle sobre a sociedade de miséravéis?
È necessário não mais se pensar em uma democracia da informação, pois estamos cançados de pensar, pensar, pensar, está mais do que na hora de se colocar em prática as promessas tão lindas expostas nos discursos. A sociedade que ter o direito de organizar, produzir e aprender, mas para isso é preciso que tenham acesso as novas tecnologias da informação.

Nenhum comentário: